Motores
O motor é uma máquina que converte energia elétrica em energia mecânica de rotação. Os motores são responsáveis pelo funcionamento das máquinas de lavar, dos ventiladores e da maioria das máquinas encontradas nas indústrias. O gerador, por sua vez, é uma máquina que converte energia mecânica de rotação em energia elétrica. A energia mecânica pode ser fornecida pelo vento, gasolina ou óleo diesel ou por um motor elétrico.
Suas partes principais são basicamente as mesmas.
Armadura
No motor, a armadura recebe a corrente proveniente de uma fonte elétrica externa, fazendo a armadura girar. No gerador, a armadura gira por efeito de uma força mecânica externa. A armadura de um motor recebe a corrente de um circuito externo (a fonte de alimentação) e a armadura do gerador libera corrente para um circuito externo (a carga). Como a armadura gira, ela também é chamada de rotor.
Comutador
Uma máquina cc tem um comutador para converter a corrente alternada que passa pela sua armadura em corrente contínua liberada através de seus terminais (no caso do gerador). Cada segmento do comutador é isolado dos demais por meio de lâminas de mica. Os segmentos são montados em torno do eixo da armadura e são isolados do eixo e do ferro da armadura. O chassi das máquinas possui duas escovas fixas, que permitem contatos com segmentos opostos do comutador.
Escovas
São conectores de grafita fixos, montados sobre molas que permitem que eles deslizem sobre o comutador no eixo da armadura. Essas escovas servem de contato entre os enrolamentos da armadura e a carga externa.
Enrolamento de campo
Este eletroímã produz o fluxo interceptado pela armadura. No motor, a corrente para o campo é fornecida pela mesma fonte que alimenta a armadura. No gerador, a fonte de corrente de campo pode ser uma fonte separada.
Gerador cc simples
É formado por um enrolamento de armadura contendo uma única espira de fio. Este enrolamento serve para interceptar o campo