motores
2
Magnetismo
O magnetismo é o ramo da física que estuda os fenômenos e propriedades relacionadas aos imãs.
Estes, são elementos encontrados na natureza que possuem capacidade de atrair ou repelir alguns tipos de metais e também outros imãs.
Os imãs são muito utilizados em equipamentos elétricos e eletrônicos . Quase todos os motores e geradores elétricos, por exemplo, possuem imãs.
Atração e repulsão dos imãs
Campo Magnético campo magnético é uma região do espaço onde se manifesta o magnetismo, através das chamadas ações magnéticas.
Imãs naturais e artificiais
Imãs Naturais – são aqueles que encontramos na natureza e são compostos por minério de ferro (óxido de ferro). Este tipo de ferro magnético é denominado magnetita.
Imãs Artificiais – são aqueles que adquirem propriedade magnética, por atrito com um imã natural, por indução magnética ou pela corrente elétrica. A capacidade magnética destes imãs podem superar a dos imãs naturais.
Imãs naturais e artificiais
Interação entre dois ímãs
Quando dois ímãs são aproximados, o fluxo magnético em torno destes irá causar uma interação entre os mesmos. Se os ímãs forem aproximados com os polos contrários, os mesmos irão se atrair e se forem com os polos iguais irão se repelirem.
Corrente elétrica gerando campo magnético.
Todo condutor percorrido por corrente gera um campo magnético ao seu redor, verificou-se que a corrente elétrica produz um campo magnético proporcional à intensidade da corrente, isto é, quanto mais intensa for a corrente elétrica que percorre o fio, maior será o campo magnético produzido a sua volta.
Corrente elétrica gerando campo magnético.
Podemos determinar o sentido do campo magnético em torno do fio condutor através de uma simples regra conhecida como regra da mão direita.
Nesta regra usamos o polegar para indicar o sentido da corrente elétrica e os demais dedos indicam o sentido do