motores
O sistema de injeção direta DICC (Controle de Combustão e Injeção Direta) foi criado por uma equipe que inclui o Engenheiro Jan Witteween, coordenador do projeto e especialista internacional em motores, Engenheiro Nino Henry, Professor de Engenharia Ambiental e Física da Universidade de Basilicata, técnicos da Athena e da Athena Evolution. O sistema inovador é patenteado em todo mundo pela italiana Athena, representada no Brasil pela Vedamotors, no Rio Grande do Sul.
O novo sistema foi apresentado durante o Salão de Milão 2011
O Controle de Combustão e Injeção Direta é baseada no conceito de injeção direta de combustível no cilindro, através de injetores eletrônicos, apenas o combustível necessário para funcionamento do motor é inserido na câmara de combustão, que é tão somente por via aérea e não mais com a mistura inflamável. Resultando assim em condições normais de funcionamento, na presença de misturas magra (com excesso de oxigênio) e criando situações dentro da câmara de carga estratificada de combustão, em todas as condições de carga do motor, bem como para excluir a maior parte do óleo lubrificante da combustão.
A Athena vê o novo sistema DICC como uma simples e efetiva solução de custos para motores 2 tempos, bem como a diminuição de consumo e emissão de poluentes. O uso de novos componentes disponíveis comercialmente, e não especificamente projetados, juntamente com uma tecnologia aplicável a motores existentes, minimiza a necessidade de um novo design do motor.
O sistema DICC garante uma redução de até 50% das emissões de poluentes e consumo de combustível. Erardo Ratzenbeck, gerente geral da Athena diz: “O DICC em nossa opinião é a tecnologia do terceiro milênio para reviver os grandes motores 2 tempos, uma patente que adquirimos pelo prof. Nino Henry na Universidade de Basilicata e desenvolvido em conjunto com os nossos técnicos e o Engenheiro Jan Witteween. O sistema é conceitualmente simples e a