motores
1. O que são os motores de passo bifilares?
Os motores bifilares significam literalmente “dois fios”. Os motores com bobinas bifilares são idênticos aos motores bipolares, em termos de rotor e estator, mas com uma característica de bobinas enroladas em paralelo. Podem ser acionados unipolarmente e também bipolarmente.Como resultado, os motores bifilares tem oito terminais ao invés de 4 quando comparado com o motor bipolar. Os motores bifilares são acionados como os motores bipolares ou unifilares.
2. Apresente uma curva Torque x Velocidade de um motor de passo (de catalogo) e escreva texto discutindo qualitativamente essa relação.
A indutância do motor é o fator que opõe rápidas mudanças de corrente e, portanto fica mais difícil controlar o motor de passo em altas velocidades. Isto pode ser visto na curva torque x velocidade na figura a seguir. Para baixas velocidades, a corrente tem muito tempo para buscar um nível desejado e assim a corrente média no motor é muito perto do valor regulado do drive. Mudando a regulagem da corrente ou mudando para um drive com uma diferente taxa de corrente afetará o torque disponível.
Como a velocidade aumenta, o tempo para a corrente aumenta torna uma proporção significativa do intervalo entre degraus. Isto reduz o nível de corrente médio, fazendo com que o torque começa a cair. Sobre estas condições, o valor final da corrente depende somente da fonte de alimentação. Se a tensão é aumentada, a corrente aumentará mais rapidamente e atingirá um valor mais alto no tempo disponível. Assim, esta região da curva é descrita como “tensão limitada”, como uma mudança na regulagem do drive de corrente não teria efeito. Para baixas velocidades, o torque depende da regulagem do drive de corrente, ao passo que para altas velocidades o torque depende do drive da fonte de alimentação. Está claro que a performance em alta velocidade não é afetada pela regulagem do drive de corrente.