Motores
ÁREA DE: EXATAS
CURSO DE: ENGENHARIA ELÉTRICA
PROFESSOR/A: SILVIO ANTONIO TESTON
COMPONENTE CURRICULAR: CIRCUITOS DIGITAIS
ACADEMICOS: CARLOS VARGAS, DEVAIR DE MELLO, LUIZ GUARDA, RENAN MARANGONI.
Latch S-R
O latch set-reset (SR) é elemento biestavel, transparente, ou seja, sensível as variações das entradas. Um latch SR tem duas entradas chamadas de S e R, e uma saída chamada de Q. O valor complementar Q’ da saída também é fornecido.
O nome do elemento é obtido das definições das duas operações básicas:
A operação de set (S), na qual a saída é forçada para o valor de Q = 1.
A operação de reset (R), na qual Q é forcada para o valor de Q = 0.
A termologia “set” e “reset” é bem geral, sendo frequentemente utilizada para descrever condições em um sistema digital. Por exemplo, se dissermos que queremos “setar a variável A”, isso significa que queremos forçar A para o valor 1. D e forma equivalente, “ resetar A”, significa que A → 0.
Simulação do Circuito:
Formas de Ondas:
Latch D
Um latch tipo D tem uma única entrada D que atua como entrada de um bit de dado. Se caracterizam pela habilidade de manter sua saída com o mesmo valor de D, acompanhando qualquer variação de entrada.
Simulação do Circuito:
Formas de Ondas:
Flip-flop tipo D:
Este elemento de memória é construído conectando-se dois latches tipo D em cascata: o primeiro é chamado de circuito mestre, sendo responsável por armanezar o bit de dado D da entrada, e o segundo atua como escravo, que é utilizado para armazenar o valor do bit de dado que ele recebe do mestre. A operação do DFF é facilmente compreendida, uma vez que tenha sido observado que os circuitos mestre e escravo são controlados por fases opostas do sinal de clock f(t)=0. O escravo, por outro lado, utiliza o f para a sincronização, portanto ele só aceita as variações na