Motores hibridos
Introdução
Um veículo híbrido é todo e qualquer meio de locomoção que combine duas ou mais fontes de energia. Deste pode-se citar vários exemplos como as locomotivas diesel/elétricas, os submarinos nuclear/elétricos e até mesmo uma bicicleta motorizada, pois combina a força do homem com a de um motor de combustão. O real foco deste capítulo são os automóveis híbridos. Esta tecnologia está sendo desenvolvida principalmente para reduzir o consumo e as emissões de gás carbônico na atmosfera. A seguir pode-se ver um pouco da história, as principais características e os desafios para redução de consumo de combustível e emissão de CO2, principais objetivos desta tecnologia.
Um pouco da história dos veículos híbridos O primeiro veículo híbrido foi o Löhner Porsche, projetado por Ferdinand Porsche em 1900 e apresentado na feira Exposition Universelle de Paris no mesmo ano. Este veículo era dotado de um motor de combustão interna, auxiliado por quatro motores elétricos dispostos nos cubos de cada uma das rodas. A seguir a Figura 1 mostra o Löhner Porsche dirigido pelo seu criador.
Figura [ 1 ] - Ferdinand Porsche e o veículo Löhner Porsche
Quase um século se passou até a Toyota, em 1997, lançar no Japão o Prius, primeiro veículo híbrido produzido em larga escala. Este foi vendido em mais de 70 países e hoje é o híbrido mais vendido no mundo, ultrapassando, em 2009 a marca de dois milhões de exemplares emplacados (fonte: Wikipédia). A Figura 2 mostra o primeiro exemplar do Toyota Prius.
Figura [ 2 ] - Toyota Prius 1997
A partir daí praticamente todas as montadoras investiram nesse tipo de tecnologia e hoje existem vários carros que combinam duas ou mais fontes de energia. A tabela 1 faz uma comparação com os principais carros híbridos comercializados em Portugal.
Tabela [ 1 ] – Quadro comparativo os veículos híbridos mais vendidos em Portugal em 2010 VEÍCULO | POTÊNCIA [cv] | CONSUMO [l/100km] | EMISSÕES DE CO2 [g/cm³] |