Motor Hibrido
Na exaustão o pistão desloca do PMI para PMS com a válvula de exaustão aberta para a saída dos gases da mistura ar-combustível que foram queimados, jogando-os para a atmosfera e limpando o cilindro. A figura 1 a seguir, ilustra os quatro ciclos descritos acima. Observa-se da esquerda para direita cada uma das fases e o movimento de rotação na árvore de manivelas.
Contudo, deve-se destacar que no funcionamento do motor de quatro tempos, duas componentes são importantes: uma mistura inflamável e uma ignição. A mistura inflamável é uma combinação gasosa de oxigênio e hidrocarbonetos e, usualmente, a ignição é produzida eletricamente através de uma centelha que quebra o dielétrico do meio gasoso. A ignição da mistura ar/combustível inicia a combustão da mistura e, conseqüentemente, aumenta a temperatura e aumenta a pressão na câmara de combustão. Essa expansão gasosa, definida pelo ciclo de Carnot, transforma a energia química em energia mecânica (CAMARA, 2006).
O motor elétrico é um dispositivo que converte energia elétrica em energia mecânica de rotação. O princípio de funcionamento elementar de um motor de corrente contínua está baseado na força mecânica que atua sobre um condutor imerso num campo magnético quando circula sobre ele uma corrente elétrica (LARMINIE, 2003). Segundo Larmine, veículos elétricos utilizam uma variedade de diferentes tipos de motores elétricos. No entanto, uma forma simplificada de motor elétrico, fácil de entender, é o motor de corrente contínua escovado. (brushed DC motor). Este tipo de motor é muito utilizado em diversas aplicações como ferramentas portáteis, brinquedos, levantadores de vidros de automóveis e pequenas aplicações domésticas como secadores de cabelos, mesmo que sejam alimentados por uma fonte de tensão alternada. Os motores de corrente contínua, também chamados motores DC são usados como motores de tração, através de outro tipo de motor que está se tornando cada vez mais comum neste tipo de aplicação.