Motores Elétricos
Grupo:
Mateus Camillo Trevisan RA: 130006833
Rogério de Oliveira RA: 130006466
Johnny Pires RA: 130007292
MOTORES ELÉTRICOS – SEUS TIPOS DE PARTIDA
Conteúdo
MOTORES ELÉTRICOS – SEUS TIPOS DE PARTIDA
INTRODUÇÃO:
O motor elétrico, seja ele de qualquer característica, tem como função transformar energia elétrica em mecânica. Famoso e muito utilizado em todo mundo, o motor elétrico acumula vantagens como facilidade de transporte, limpeza, simplicidade de comando, custo reduzido, grande versabilidade de adaptação ás cargas e facilidade de reposição.
No ramo da atividade industrial, inúmeras ações são empregadas para facilitar o acionamento de diferentes tipos de máquinas e equipamentos. De maneira resumida, quando um motor é colocado em funcionamento, a corrente exigida é aumentada e pode, sobretudo se a seção do condutor de alimentação for insuficiente, provocar uma queda de tensão que afeta o funcionamento das cargas.
Vale lembrar que com o intuito de evitar estes inconvenientes, os regulamentos de instalações de algumas concessionárias proíbem, acima de uma determinada potência, a utilização de motores com partida direta. Para facilitar a partida do motor elétrico e diminuir os surtos de corrente são usadas algumas ferramentas que favorecem inclusive, a vida útil do equipamento, reduzem perdas e aumentam a eficiência do conjunto. Estamos falando de técnicas como chave estrela-triângulo, chave compensadora, autotransformador, etc. De fatos essas técnicas conseguem uma redução na corrente de partida, porém, a comutação é por degraus de tensão, dessa maneira, nenhuma delas possui a partida tão suave quando o Soft-Starter.
TIPOS DE PARTIDA:
CHAVES DE PARTIDA SOFT-STARTER
Soft-Starters são ferramentas eletrônicas destinadas ao controle da partida de motores elétricos de corrente alternada. Seu uso é comum em bombas centrífugas, ventiladores e em motores de elevada