Motores Elétricos
Motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica, é parte integrante de uma infinidade de equipamentos. Máquinas industriais, automatismos domésticos e automotivos, portões elétricos, dispositivos mecatrônicas, robôs, são alguns exemplos de lugares onde podemos encontrar motores. Os motores podem ser dos mais diversos tipos, formas e tamanhos o que leva a todo profissional da eletrônica a ter um conhecimento mais profundo destes dispositivos se quiser saber como trabalhar com eles.
A principal peça de um motor elétrico é a bobina de campo, que geralmente fica ligada a carcaça na parte interna, essa bobina pode ser um imã ou um eletroímã.
Princípio de Funcionamento
A ideia de se obter energia mecânica a partir de energia elétrica, criando-se assim o primeiro motor de corrente contínua vem de 1830 quando Michael Faraday desenvolveu o primeiro motor de disco. Na figura 1 temos uma ideia de como ele funcionava
Motor elementar de disco
No entanto, naquela época as próprias fontes de energia elétrica eram limitadas o que fez com que este motor apenas se tornasse uma curiosidade de laboratório sem aplicação prática alguma.
Os motores modernos se baseiam num princípio muito conhecido de todos os estudantes de física e eletrônica e que é mostrado na figura abaixo.
Força num condutor imerso num campo magnético
Quando uma corrente elétrica percorre um fio imerso num campo magnético surge uma força perpendicular ao fio que tende a movê-lo.
Se um lugar de um simples condutor usar uma bobina com muitas espiras de fio, mesmo uma corrente relativamente fraca pode gerar forças bastante intensas quando a mesma configuração for montada.
Uma bobina com o formato mostrado na figura abaixo quando percorrida por uma corrente e imersa num campo uniforme ficará sujeita a um binário que tende a girá-la.
Princípio de funcionamento de um motor
Evidentemente, nestas condições, se a bobina puder girar livremente ela