MOTORES ELETRICOS
As causa de aquecimento podem ser:
• Sobre carga, quando o motor trabalha tendo que entregar uma potência mecânica maior que a projetada, fazendo com que sua velocidade diminua e consequentemente sua correte aumente.
• Nível DC, um nível DC em um componente que tem por elemento básico de construção um indutor é visto como um curto circuito logo, sua corrente aumenta substancialmente.
• Má ventilação, motores elétricos são construídos de forma que em seu próprio eixo é acoplado uma hélice que providencia uma ventilação forçada.
Motores elétricos diferencem entre si de sua classe de operação e classe de temperatura. A classe de operação, indicado pela letra S e um número (Ex. S2), define qual o regime de operação do motor sendo ele contínuo, intermitente, carga de curta duração, carga de longa duração, período de funcionamento a vazio, funcionamento continuo como freio, mudança periódica na relação carga/velocidade. A classe de temperatura define qual a temperatura máxima que o motor pode atingir, sua simbologia é dada por uma letra e seus limiares de temperatura variam de 45 a 125 graus centigrados.
De posse destes dados é feito então o projeto do motor, note que um motor com uma certa potencia e torque no eixo se utilizado em regime permanente (Ex. cortador de grama) terá um tamanho muito maior que um motor de curta duração (motor para elevar a ancora de um