Motores eletricos
A presença de harmônicos em sistemas elétricos de potência não é um fenômeno novo. Esforços para limitar o conteúdo de harmônicos para proporções aceitáveis já eram uma preocupação dos engenheiros da comunidade da área de potência no início do século passado. Naquela ocasião, a distorção era causada tipicamente pela saturação magnética de transformadores, e ou por certas cargas industriais, como fornos a arco, soldadores a arco.
Portanto o estudo buscou uma nova modelagem de máquinas síncronas em operação nos sistemas elétricos de potencia com conteúdos harmônicos de “DTH” acima de 1.5%, sendo nessa nova modelagem colocado nas equações para cálculos das máquinas síncronas as parcelas dos conteudos harmônicos. Que resultaram nas novas especificações dos equipamentos (Máquinas Síncronas) bem como dos seus auxiliares entre eles, destacamos os sistemas de excitação. Onde na maioria das vezes são compostos por eletrônicas de potencia, sendo possivel verificar nessa nova modelagem a perda no rendimento quando não é considerado os conteudos harmônicos.
DESENVOLVIMENTO
Para desenvolvimiento, foram introduzidos nas equações de modelagem da Máquina Síncrona parcelas referente aos harmonicos, bem como utilizado software de simulação para comprovação da nova modelagem.
Desenvolvimento simplificado da modelagem, conforme diagrama figura 1 e equação da máquina síncrona figura 3:
LA LB
i1A
eA v
Figura 1 – Diagrama Elétrico da Máquina Síncrona
✝ L✝☞✝i✝ L✝✆i✆ L✝☞☎i☎ L✝✄i✄ L✝✂i✂ L✝☞ i
✆ L✆✝i✝ L✆✁✆i✆ L✆☎i☎ L✆✍✄i✄ L✆✌✂i✂ L✆i
☎ L☎☞✝i✝ L☎✆i✆ L☎☞☎i☎ L☎✄i✄ L☎✂i✂ L☎☞ i
✄ L✄✝i✝ L✄☛✆i✆ L✄☎i☎ L✄✡✄i✄ L✄✠✂i✂ L✄i
✂ L✂✝i✝ L✂✟✆i✆ L✂☎i☎ L✂✞✄i✄ L✂✁✂i✂ L✂i L ✁✝i✝ L✆i✆ L ✁☎i☎ L✄i✄ L✂i✂ L ✁ i
Figura 2 – Equação da Máquina Síncrona
PARA SIMULAÇÃO FOI