Motores De Combust O Interna
318 palavras
2 páginas
Quando falamos de motores de combustão interna, a primeira coisa que nos vem a mente é o motor convencional com cilindros e pistões, dispostos hora em linha, outrora em V ou também configurados em W, e até mesmo em configuração boxer. Eles estão presentes em praticamente todos os automóveis e ciclomotores que circulam pelas ruas das cidades ao redor deste nosso celeste e globular planeta. Assim como nos helicópteros e navios, porem em maior escala de tamanho, para gerar mais empuxo e tração. E sem esquecer dos modelos em formatação radial, presentes em aeroplanos de pequeno porte. Já os aviões de grande porte que cruzam os céus acima de nossas cabeças carregando pessoas, cartas e encomendas, são equipados com motores compressores a jato. Todos estes motores tem equipado nossos meios de transporte durante décadas. Claro que houve um upgrade relevante nos tempos atuais, todavia ainda continuam sendo grandes contribuidores para a evolução da poluição atmosférica e consumo vertiginoso de recursos naturais do nosso bom e velho globo terrestre.
Há algum tempo, andei pesquisando sobre novos tipos de motores, acabei conhecendo um outro tipo de motor, desenvolvido por um engenheiro alemão em parceria com a montadora japonesa Mazda, chamado motor wankel. Ele esta na categoria de motor de combustão interna, porem não possui pistões e cilindros ao contrario disso ele possui um rotor em forma de triangulo arredondado que gira em um câmera em forma oval semelhante a um numero oito. Este motor apesar de ter o tamanho menor que os outros motores tradicionais a cilindro e pistão, assim sendo também o seu custo, possui uma enorme capacidade de potencia na tração de no torque, contudo ele trabalha em alta rotação e isso ocasiona aquecimento em suas peças. Tal motor equipa o modelo mazda rx7.
Conheci varios outros projetos como o russo vane engine, o neozelanddes duke engine, o quasiturbine, Sabendo que há condições de produzir motores mais eficientes.