Psicologia 40 Quetoes
Essas abordagens são: o Funcionalismo, o Estruturalismo e o Associacionismo.
O Funcionalismo, de William James (1842-1910) se preocupa em responder ” o que fazem os homens” e “ por que o fazem”. Para responder a isto elege-se a consciência como o centro de suas preocupações e busca a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a usa para adaptar-se ao meio.
O Estruturalismo, de Edward Titchner (1867-1927) está preocupado com a compreensão do mesmo fenômeno que o Funcionalismo, porém irá estuda-la em seus aspectos estruturais, isto é, os estados elementares da consciência como estruturas do sistema nervoso central.
O termo associacionismo, de Edward L. Thorndike (1874-1949) origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação das idéias – das mais simples as mais complexas. Assim formulou-se a Lei do Efeito, onde todo comportamento de um organismo tende a se repetir se nós recompensarmos o organismo assim que este emitir o comportamento. Por outro lado, o comportamento tenderá a não acontecer, se o organismo for castigado após sua ocorrência.
2- É o agregado ou capacidade global do individuo para atuar de modo finalizado,pensar racionalmente e proceder com eficiência em relação ao ambiente.
3- a codificação: (operação que implica em traduzir um estimulo numa representação mental sobre a qual se poderão realizar posteriormente, outras operações)
A interferência (que implica identificar ou gerar a relação entre dois ou mais elementos codificados)
A categorização (que implica relacionar regras ou conceitos conhecidos,como regras e outros conceitos)
A extrapolação das relações ( se o individuo percecionou a semelhança entre dois elementos,entende que aplica