Motores de CC
Introdução
Para usar ou recuperar motores de corrente contínua é preciso conhecer o seu princípio de funcionamento. Neste artigo (destinado aos leitores que desejam entrar mais profundamente na eletrônica) sempre abordamos o princípio de funcionamento de diversos dispositivos eletrônicos que normalmente aparecem em aparelhos comerciais comuns. Um desses dispositivos não é propriamente eletrônico, mas aparece numa infinidade de aplicações e é controlado a partir da eletrônica. Falamos dos pequenos motores de corrente contínua que são encontrados em gravadores, brinquedos, câmaras de vídeo, aparelhos de som, etc. Como funcionam os motores de corrente contínua é o que veremos neste artigo.
Diversos aparelhos eletrônicos possuem recursos mecânicos que são mais ou menos automatizados e quando isso ocorre, obrigatoriamente temos a presença de um ou mais motores de corrente contínua.
Motores com os mais diversos aspectos, potências e tamanhos são encontrados nos aparelhos que já citamos.
Se bem que sejam muito diferentes quanto à aparência, conforme sugere a figura 1, seus princípios de funcionamento em nada diferem e conseqüentemente os problemas que podem apresentar.
Alguns tipos de motores de corrente contínua.
Desta forma, conhecendo estes defeitos e estes princípios de funcionamento entenderemos muito mais os procedimentos para detectar problemas dos aparelhos que os usem e fazer sua reparação. COMO FUNCIONAM OS MOTORES
Os motores de corrente contínua (CC) ou motores DC (Direct Current), como também são chamados, são dispositivos que operam aproveitando as forças de atração e repulsão geradas por eletroímãs e imãs permanentes.
Conforme sabemos, se fizermos passar correntes elétricas por duas bobinas próximas, conforme mostra a figura 2, os campos magnéticos criados poderão fazer com que surjam forças de atração ou repulsão.
Atração e repulsão de bobinas e ímãs. A idéia básica de um motor é montar uma bobina