Motores Brushless
Eng. Controle e Automação
André Felipe Barroso - 0921879
Motores Brushless
Rio de Janeiro
04/07/2013
Introdução Os motores Brushless ou BLDC podem ser caracterizados como um tipo moderno de motor DC. As letras BLDC vem do inglês Brush-Less Direct Current, ou seja, não possuem escovas.
Os motores BLDC vieram como alternativa aos escovados, que possuem uma série de inconvenientes como o atrito entre escovas e comutador, resistência elétrica na escova, ruído elétrico, difícil refrigeração devido à localização do rotor que fica no centro do motor, desgaste das escovas e limitação no uso de bobinas que o rotor pode ter. Os princípios básicos que um motor brushless opera, são exatamente as mesmas que as de um motor escovado. Em ambos, há bobinas que funcionam como eletroímãs na presença de corrente elétrica e imãs. Ao ser acionada, a corrente chega à bobina e nesse momento a mesma a se magnetiza. Polos iguais do imã e eletroímã voltados um para o outro, pelas teorias do magnetismo fará com que ambos se repilam, causando assim o movimento do rotor. Durante a rotação do rotor, polos diferentes entre os imãs e eletroímãs em dados momentos se voltarão uns para os outros e nesses instantes haverá inversão dos polos do eletroímã, para que assim, estes fiquem com a mesma polaridade e o rotor continue girando. O processo de inversão dos polos é característico de cada motor. Como esse processo acontece no BLDC será explicado mais adiante.
Funcionamento O motor brushless, ao contrário do motor DC com escovas, tem ímãs permanentes colados no rotor. O estator do motor é composto pelos eletroímãs.
A figura 1 mostra o estator de um motor de, e a figura 2 mostra os imãs permanentes de um rotor. Sabe-se que quanto maior quantidade de imãs no rotor do motor BLDC, menor é a rotação do mesmo. Os imãs da figura 2 são colocados de forma que cada um tem direcionado para o centro um polo