motor a vapor
Motor a Gasolina
Trabalho realizado por: Christopher Pinto
Índice
Introdução
Com este trabalho pretendo obter novos conhecimentos sobre o motor a gasolina, ou seja, como funciona e a importância da termodinâmica no mesmo.
O que é o motor a gasolina?
O motor a gasolina também conhecido, como motor de combustão interna, é uma máquina térmica, que transforma a energia proveniente de uma reação química em energia mecânica.
Este processo ocorre através de ciclos termomecânicos que consiste na expansão, compressão e mudança de temperatura de gases.
Motores de combustão interna são aqueles que utilizam os seus próprios gases de combustão como fluido de trabalho. Ou seja, são gases que realizam processos de compressão, aumento de temperatura, expansão e por fim exaustão.
Este tipo de motor distingue-se assim dos motores de ciclos de combustão externa como, o motor Stirling e máquinas a vapor que ocorrem na parte externa ao motor. Nos casos de combustão externa os gases transferem calor a um segundo fluido que opera como fluido de trabalho, como ocorre nos ciclos Rankine.
Motores a “explosão”
São normalmente chamados motores a explosão aos motores de combustão interna, esta denominação apesar de frequente, não é correta. O que ocorre no interior das câmaras de combustão não é uma explosão de gases, o que impulsiona os pistões é o aumento da pressão interna da câmara, que provém da combustão. O que se pode de chamar de “explosão” é uma detonação de gases que deve de ser evitada nos motores de combustão interna, com vias de proporcionar maior durabilidades dos mesmos e menores taxas de emissões de gases poluentes atmosféricos.
O que é o Ciclo Rankine?
O ciclo Rankine é um ciclo