motor a vapor
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE VIDEIRA
GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CECÍLIA VIVAN
MOTOR A VAPOR COM MATERIAL RECICLADO
Nadiéli dos Santos
Leonardo dos Santos
SALTO VELOSO
2012
Nadiéli dos Santos
Leonardo dos Santos
Relatório de trabalho desenvolvido na 9ª Gerência Regional de Educação (Videira) e apresentado na V Feira Regional de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina para fins de avaliação.
Professor orientador: Simão Abatti.
Salto Veloso
2012
Categoria: Ensino Médio
Modalidade: Física Aplicada e/ou inter-relações com outras disciplinas
Expositores: Leonardo dos Santos e Nadiéli dos Santos
Instituição: Escola de Educação Básica Cecília Vivan
Orientador: Simão Abatti.
Endereço: Rua Maria Suppi Biava – Arroio Trinta - Fone 3535 – 0130
RESUMO
O motor a vapor criou a base para a industrialização. Em apenas alguns anos ele se tornou a força de trabalho nas fábricas e minas.
Um dos primeiros motores de pistão foi desenvolvido pelo físico francês Denis Papin em 1690. Em 1705 o inglês Thomas Newcomen desenvolveu os primeiros motores a vapor realmente eficazes com um boiler a vapor, cilindro e pistão. O engenheiro escocês James Watt aprimorou a construção de Newcomen. Ele então foi considerado o pai do motor a vapor moderno. O uso de água a vapor em vez de pressão de ar nos motores de Watt também fez uma diferença. Ele alcançou isto primeiro com um sistema de roda dentada e mais tarde com um virabrequim. Watt ainda equipou seus motores com válvulas de estrangulamento para regular a velocidade. No início do século XIX, o engenheiro britânico, Richard Trevithick, e o inventor americano Oliver Evans construíram o primeiro motor a vapor de alta pressão. Trevithick usou seu modelo para dar potência à primeira locomotiva a vapor do mundo.
O presente trabalho desenvolvido teve como base o estudo do uso de materiais alternativos e reciclados. Foram usadas