motor a vapor
MOTOR A VAPOR
Lista de Figuras
Figura 1. Ciclo de Rankine
Figura 2. Funcionamento do motor a vapor
SUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO
4
2
HISTÓRICO
5
3
3.1
3.2
3.3
3.4
3.5
4
MOTOR A VAPOR CARACTERÍSTICAS APLICAÇÕES FUNCIONAMENTO VANTAGENS DESVANTAGENS
CONCLUSÃO
6 6
7
8
9
10
11
5
REFERÊNCIAS
12
1 INTRODUÇÃO A aplicação do vapor como força motriz só se tornou efetivo nos trabalhos de vapor Thomas Savery em 1698 que originou a revolução industrial. A máquina a vapor é denominada como qualquer motor que funcione pela transformação de energia térmica em energia mecânica através da expansão do vapor da água, a pressão adquirida pelo vapor é utilizada para deslocar êmbolos que permite o movimento das rodas de potentes locomotivas.
O motor a vapor é também chamado de máquina a vapor é um dispositivo inventado para dar movimento a outras máquinas, cujo combustível para acionar seu conjunto é vapor de água.
O motor a vapor criou base para a industrialização, em apenas alguns anos ele se tornou força de trabalho nas fábricas e minas. Esses motores a vapor foram responsáveis pela movimentação das primeiras locomotivas, barcos a vapor e fábricas e dessa forma, foram a base para a Revolução Industrial.
2 HISTÓRICO
Heron, matemático e físico que viveu em Alexandria, Egito, descreveu a primeira máquina a vapor, conhecida em 120 a.C. A máquina consistia em uma esfera metálica, pequena e oca montada sobre um suporte de cano proveniente de uma caldeira de vapor, dois canos em forma de L eram fixados na esfera, quando o vapor escapa por esses canos, a esfera adquiria movimento de rotação, entretanto esse motor não realizava nenhum trabalho útil.
O primeiro motor de pistão foi desenvolvido