Motor Elétrico
1. OBJETIVO 1
2. INTRODUÇÃO 2
3. PROCEDIMENTO DE MONTAGEM 3
3.1 MONTAGEM 3
3.2 PROCEDIMENTO 4
4. MATERIAIS UTILIZADOS 5
5. CONCLUSÃO 6
Referências 7
1. OBJETIVO
O objetivo do trabalho é compreender os fenômenos físicos, bem como a força eletromagnética quando associada a um imã, e sua funcionalidade, a partir deste conhecimento prévio, produzir um motor elétrico.
2. INTRODUÇÃO
A finalidade de um motor elétrico é transformar a energia elétrica em mecânica. Usa-se ímãs para criar movimento, decorrente dos pólos opostos se atraírem e pólos iguais se repelirem, sendo estas forças de atração e repulsão as responsáveis pelo movimento de rotação. Onde a extremidade norte de um ímã repelirá a extremidade norte do outro, assim como a sul repelirá a sul.
Michael Faraday foi um grande físico e químico inglês que fez descobertas na área do eletromagnetismo que constituíram a base para os trabalhos de engenharia do fim do século XIX. Ele foi o primeiro a conceber a rotação eletromagnética.
A força que um campo eletromagnético exerce sobre cargas elétricas, chamada força eletromagnética, é uma das quatro forças fundamentais. As outras são: a força nuclear forte (que mantém o núcleo atômico coeso), a força nuclear fraca (que causa certas formas de decaimento radioativo), e a força gravitacional. Quaisquer outras forças provêm necessariamente dessas quatro forças fundamentais.
3. PROCEDIMENTO DE MONTAGEM
3.1 MONTAGEM
Primeiramente fez-se uma bobina com fio de cobre esmaltado efetuando cinco voltas com diâmetro de 4cm e deixando 4cm em cada extremidade do fio.
Figura 1 – Bobina de frio de cobre
Fonte: Própria, 2014
Posteriormente foram anexadas, por fita adesiva, duas pilhas de tamanho grande e 1,5V cada uma.
Figura 2 – Pilha de 1,5V
Fonte: Própria, 2014
Montaram-se duas hastes de arame.
Figura 3 – Hastes de arame
Fonte: Própria, 2014
As hastes foram anexadas às pilhas com fita adesiva, uma