letras incompleto
RESUMO
Este trabalho discorre acerca da importância da leitura no contexto escolar. Fruto dessa análise é dizer que a leitura é um processo, onde os professores são modelos imprescindíveis, no qual a assiduidade, o estímulo e a oportunidade de utilizar diversos tipos textuais são cartas marcadas para uma experiência exitosa nas práticas de leitura, tornando essa ferramenta uma oportunidade de aprendizado nas ações docentes e discentes.
Palavras-chave: leitura, escola, aprendizado.
INTRODUÇÃO
A leitura é um patrimônio social. Ter acesso a ela é um privilégio que deveria ser de todos. E é, se considerarmos que há vários tipos de leitura, ou pseudoleituras, já que o ato de ler não requer a decodificação dos códigos verbais escritos, pois uma criança aprende a “ler” muito antes de frequentar a escola, analisando e interpretando pictogramas, propagandas, rótulos de produtos utilizados em casa, quer dizer, por meio de símbolos que a cercam, através dos meios de comunicação com os quais tem contato.
Esse seria o momento crucial para a criança despertar a curiosidade para a aquisição da leitura, posteriormente lapidado na escola, desenvolvendo o hábito da leitura e, assim, justificando a sua importância no contexto escolar. Este estudo busca reconhecer a importância do ato de ler na escola, como sendo a porta de entrada para a aquisição de conhecimento, entretenimento, prazer pela leitura, enfim, formação de leitores capazes de irem além da simples decodificação das palavras para chegarem às entrelinhas, aos pormenores apresentados pelo autor. E se isso for possível, a leitura atingirá o leitor e passará a ser uma ação cultural, tornando os atores escolares, o professor e o aluno, entes críticos.
1 A LEITURA AINDA RESPONDE “PRESENTE” QUANDO CHAMADA NA SALA DE AULA?
A escrita, antes de tudo, é a tentativa de comunicar. Independentemente de estarem ou não na escola, as pessoas se mantêm