Motor Eletrico
A maioria de motores elétricos trabalha pela interação entre campos eletromagnéticos, mas existem motores baseados em outros fenômenos eletromecânicos, tais como forças eletrostáticas. O princípio fundamental em que os motores eletromagnéticos são baseados é que há uma força mecânica em todo o fio quando está conduzindo corrente elétrica imersa em um campo magnético. A força é descrita pela lei da força de Lorentze é perpendicular ao fio e ao campo magnético. Em um motor giratório, há um elemento girando, o rotor. O rotor gira porque os fios e o campo magnético são arranjados de modo que um torque seja desenvolvido sobre a linha central do rotor.
A maioria de motores magnéticos são giratórios, mas existem também os tipos lineares. Em um motor giratório, a parte giratória (geralmente no interior) é chamada de rotor, e a parte estacionária é chamada de estator . O motor é constituído de eletroímãs que são posicionados em ranhuras do material ferromagnético que constitui o corpo do rotor e enroladas e adequadamente dispostas em volta do material ferromagnético que constitui o estator...
Conceitos Básicos
A presença da corrente elétrica na espira (ou bobina) associada a um campo magnético ao seu redor, permitindo que ela se comporte como um ímã (experimento de Öersted).
A repulsão ou atração que ocorre entre o ímã móvel (espira ou bobina) e o ímã fixo, discutindo a questão da polaridade dos ímãs.
A força magnética em fios condutores. Falar sobre a Força de Lorentz.
A necessidade de se raspar totalmente um dos eixos que conectam a espira (ou bobina) ao suporte que é ligado aos fios da pilha, enquanto que o segundo eixo é raspado apenas na metade da circunferência. Explicar que essa raspagem substitui o comutador e comentar sobre a sua função. Também destacar que, no momento em que a corrente é interrompida (em função da parte que não é raspada impedir o fluxo de corrente), a espira (bobina) deixa de ser um ímã e mantém seu