Motor Combust O Amanda
E.E Maria Elena Colônia
Motor à Combustão de 4 Tempos
Nome: Amanda Padovanni/N°02/2° Ano D
Introdução: A peça principal do Motor a Combustão é o Cilindro. É nele que se processa a queima do combustível e a transformação da energia termo-química em mecânica.
Os motores de quatro tempos são assim chamados porque o cilindro se movimenta em quatro ciclos repetidos. O cilindro, neste caso, é composto por um êmbolo que se movimenta dentro de um cilindro metálico (camisa), transmitindo o movimento através de um braço (biela) à árvore de manivelas. Em adicional ao conjunto, duas válvulas, uma de admissão e outra de exaustão trabalham em sincronia ao cilindro, permitindo que o mesmo execute os quatro ciclos
Funcionamento do Motor de Combustão
O motor de combustão ou de explosão funciona em quatro tempos: entrada da mistura combustível-ar, compressão dessa mistura, explosão e escape dos gases formados.
Motor de combustão de quatro tempos
O motor que normalmente equipa os automóveis é o motor de explosão ou de combustão de quatro tempos. Ele é chamado assim porque seu funcionamento se baseia exatamente em quatro estágios ou tempos diferentes. Veja cada um deles:
1º Estágio: nesse estágio, o pistão do motor move-se para baixo e puxa a mistura de combustível (vapor) e ar atmosférico através da válvula de entrada.
2º Estágio: depois que a câmara de combustão foi preenchida, a válvula de entrada da mistura de ar e vapor de combustível é fechada e o pistão sobe, comprimindo essa mistura.
É muito importante que o combustível agüente bem essa compressão, não explodindo antes do 3º tempo. Se o combustível explodir prematuramente durante a compressão, diminuirá a potência do motor e produzirá um ruído conhecido como batida de pino (knocking). Gasolinas com maior índice de octanagem são melhores por causa disso: quanto maior