Finale 2009 Ap 1 De Harmonia
Ricardo Rente
Introdução
Estas apostilas visam dar um entendimento simples, com um material tratado de forma condensada, do estudo da Harmonia Musical para músicos iniciantes.A harmonia é uma arte simples, e o estudo de sua construção, se baseia em algumas regras empíricas, derivadas da análize de composições musicais anteriores.
Este estudo é muito importante, mesmo para músicos que não toquem instrumentos harmônicos, pois a harmonia tem um papel muito importante no processo de construção da musica ocidental. Ela, é um dos 3 elementos da estrutura básica da musica ocidental, que são Ritmo, Melodia e Harmonia.
Para melhor compreender este evento chamado de ¨harmonia musical¨ precisamos estabelecer alguns conceitos, como por exemplo, o que significa Musica.
Vamos trabalhar com a idéia de que Musica são efeitos sonoros combinados de forma cultural, ela é um fenômeno acústico, e que cada grupo de pessoas irá perceber e organizar esses sons de diferentes formas, isso faz da musica uma manifestação cultural viva e em constante mutação.
Os estudos da teoria musical visam explicar como um determinado grupo organiza esses sons.
Dentro dessa idéia qualquer som percebido pelos nossos ouvidos seria chamado de musica, desde uma buzina de carro até uma explosão de uma bomba. Mas não é bem assim, nós costumamos chamar estas combinações sonoras de Musica , quando conseguimos identificar 2 dos 3 elementos básicos da estrutura musical, que são o Ritmo e a Melodia, que estarão presentes em qualquer manifestação musical. A Harmonia é um evento musical que não será encontrado em todas as manifestações musicais, algumas culturas não trabalham com ela.
O Ritmo trabalha em um eixo horizontal, através de um pulso constante medido em ¨bpm¨, e que irá medir a duração dos sons em relação a este pulso. A Melodia irá trabalhar em um eixo transversal, e será formada pela ação combinada do eixo vertical, que irá medir as diferentes alturas dos sons através da variação das freqüências