motor cc
Introdução.
A máquina é um motor quando transforma energia elétrica em energia mecânica. Quando transforma energia mecânica em energia elétrica, ela é um gerador. Sob ponto de vista da construção, motores e geradores de Corrente Continua (CC) são iguais. Assim, um motor de CC pode funcionar como gerador de CC e vice-versa.
Geradores de CC são compostos por duas partes fundamentais: o estator e o rotor.
O estator está fixo da máquina e aloja as bobinas de campo cuja finalidade é conduzir o fluxo magnético.
O estator é formado por:
O estator é formado por:
Pólos de excitação (ou sapatas polares) – Constituídas por condutores enrolados sobre o núcleo de chapas de aço laminadas:
Pólos de comutação – têm a função de evitar o deslocamento da linha neutra em carga e reduzir a possibilidade de centelhamento. Localizam-se na região interpolar e por eles passa a corrente da armadura (rotor).
Conjunto porta-escova – aloja as escovas feitas de material condutor e que têm a função derealizar a ligação elétrica entre a armadura e o exterior.
Já rotor é a parte móvel que abriga as bobinas ligadas ao comutador.
É formada pelas seguintes partes:
Induzido (ou armadura) – fica dentro do estator. O mais usado é o do tipo tambor. É constituída por chapas de aço laminadas em cujas ranhuras se acomoda o enrolamento.
Comutador – constituído por lâminas de cobre isoladas umas da outras por lâminas de mica; sua função é transferir a energia do enrolamento da armadura para o exterior;
Eixo – é o elemento que transmite a potência mecânica desenvolvida pela máquina.
O gerador de CC funciona segundo dois princípios:
O primeiro baseia-se no principio da indução eletromagnética, de maneira que , quando um condutor elétrico é