Concreto com agregados reciclados
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
MATRÍCULA: 201220250295
AED I
CIÊNCIAS DO AMBIENTE APLICADA À ENGENHARIA CIVIL:
CONCRETO COM AGREGADOS RECICLADOS
REILA CINALLI GOMES
GOIÂNIA, 2013
CONCRETO COM AGREGADOS RECICLADOS
O setor da construção civil é um dos mais importantes da economia brasileira. Nos últimos anos tem apresentado um crescimento substancial e com isso seu impacto ambiental também cresce; principalmente pelo alto consumo de recursos naturais não renováveis. Sendo assim é importante investir em novas tecnologias visando reduzir os prejuízos da construção civil ao meio ambiente.
O concreto é um dos materiais mais utilizados em construções brasileiras, principalmente para fundações e estruturas quanto para pavimentação, podendo ainda ser utilizado como matéria-prima para alguns tipos de vedações internas e externas (placas de concreto). É uma mistura constituída basicamente de agregados (areia e brita), aglomerantes
(cimento e cal) e água. A produção de concreto em grande parte consome matéria-prima de origem natural, e portanto sua extração provoca bastante prejuízo ao meio ambiente. Afim de minimizar os efeitos causados pesquisas tem surgido para substituir parcialmente o uso de agregados e cimento por opções conhecidas como “ecológicas”.
Um pesquisador da Universidade Estadual Paulista (UNESP) desenvolveu um método de produção de concreto substituindo a areia por uma mistura de resíduos de construção e demolição. O produto final apresentou características técnicas satisfatórias segundo as normas vigentes. A resistência à compressão encontrada foi superior aos 35 MPa (Megapascal) exigidos pela norma da ABNT e o módulo de elasticidade foi 14% maior do que o pedido.
Os resíduos empregados na concepção desses agregados são oriundos principalmente de passeios públicos e demolições. Estes são triturados em um triturador com várias lâminas e como resultado obtém-se uma mistura granulosa similar à