Motodologia
O conhecimento cientifico é uma constante mensuração e observação dos fatos, utilizando a metodologia que é a ciência dos meios para se chegar a um fim. Destaca-se o conhecimento filosófico e teológico, que não são científicos, o filosófico tenta determinar o estatuto dos princípios fundamentais de todo conhecimento. O teológico se preocupa com as coisas sobrenaturais e religiosas, não se preocupando com a verificação ou comprovação.
Metodologia e ciência deve nortear o pensamento humano sobre suas descobertas, através da observação o ser humano adquire conhecimentos formando assim uma valiosa fonte de conhecimento.
Bachelard (apud DALAROSA, 1998, p.101) afirma “a ciência não constitui um mundo a descrever. Ela constitui um mundo a construir”. A prática investigativa e normalmente metódica da ciência é um processo para avaliar o conhecimento empírico. Divide-se em duas grandes dimensões: pura versus aplicada; natural versus social.
A ciência aumenta o poder do homem sobre a natureza, entretanto não lhe ensina a governar as suas escolhas. Ela é autoquestionavel, sofre criticas, mas visa exibir seus avanços, exige resultados reproduzíveis, ela se acerca de todas as certezas para ser irrefutável.
O que diferencia o homem dos outros seres vivos é a sua constante especulação sobre sua origem e por meio da pesquisa tenta encontrar respostas, ela é método utilizado para atingir o conhecimento. A universidade e a