Objetivos e motodologia
DISCIPLINA: TEORIA DA CONTABILIDADE
PROFª: PATRÍCIA LUCIANA PEREIRA DA SILVA
A Missão da Faculdade Católica Santa Teresinha é contribuir para o desenvolvimento da região do Seridó, formando no nível Superior cidadãos-profissionais íntegros, conscientes, comprometidos com o desenvolvimento da Educação, Ciência e Cultura, na promoção dos valores indispensáveis à vida e ao convívio humano-social.
OBJETIVOS E METODOLOGIA DA CONTABILIDADE
Definição de Contabilidade
Existem várias definições de Contabilidade, mas algo comum em todas, é a “tomada de decisão”.
Segundo Marion, “A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa”. (2004, p. 26)
Contabilidade é a ciência social aplicada que reúne um conjunto de conhecimentos sistematizados que possibilitam o estudo, registro, controle e mensuração do patrimônio de uma pessoa física ou jurídica, tanto nos aspectos quantitativos quando qualitativos, no intuito de prover aos seus usuários, por meio de demonstrativos e análises, informações econômicas e financeiras sobre o resultado apurado com fins à tomada de decisão.
COELHO E LINS, 2010.
Todas as manifestações possíveis de mensuração monetária são registradas pela contabilidade, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa. Esses interessados, através de relatórios contábeis, recordam os fatos acontecidos, analisam os resultados obtidos, as causas que levaram àqueles resultados e tomam decisões em relação ao futuro.
Uma empresa sem boa Contabilidade é como um barco, em alto-mar, sem bússola.
MARION, 2004.
Alguns requisitos lógicos necessários à caracterização de uma ciência podem ser evidenciados na contabilidade, conforme apresentado a seguir:
Possui objetivo próprio;
Analisa o objeto sob um aspecto particular;
Levanta hipóteses válidas;