motocross- HOMEM E SOCIEDADE
Existem diversos tipos de motas fabricadas exclusivas para as competições de MotoCross, possuem geometria e suspensões especiais para resistir às imperfeições do terreno, os pneus usados têm forma diferenciada para poderem aumentar a tracção das motos nos terrenos molhados.
Os motores podem variar de 2T e 4T, os motores 2T foram muito utilizados algumas décadas atrás devido a facilidade de manutenção e pouca tecnologia existente na época, ofereciam alto torque em baixa e media rotação, os motores 4T mais modernos e usados recentemente possuem alta tecnologia, são projectados para oferecer a máxima potência possível que ele pode oferecer, possuem ampla faixa de torque em média e alta rotação.
As Competições de MotoCross são geralmente realizadas em pistas fechadas com distâncias que podem chegar a 1,5 km, essas pistas incorporam características naturais do terreno com quantidades variadas de saltos, costelas e curvas. No Supercross a distancia dos saltos é maior que as de pista de MotoCross.
As corridas de MotoCross ocorrem tradicionalmente em terreno molhado. As provas são divididas em várias categorias, amadores e profissionais, nas provas realizadas pelos profissionais as baterias podem durar até 20 minutos, nas baterias amadoras 10 minutos. A sinalização em uma prova de MotoCross ocorre geralmente por placas ou bandeiras, cada cor de bandeira tem um significado, quadriculada significa fim de prova, amarela diminuir velocidade e proibido ultrapassar, pois ocorreu um acidente á frente, azul dar ultrapassagem, vermelha desclassificado.
As corridas de MotoCross são um