Motociclistas
As diferenciações culturais devem-se maioritariamente ao carácter dinâmico da cultura. A partir do momento em que aceitamos as divergências de identidade do indivíduo moderno, podemos dividi-lo em diferentes grupos. O indivíduo, quando se entrega a um determinado grupo, passa a agir de acordo com as informações passadas pelo mesmo, possuindo, então, suas próprias gírias, estilos de roupa e lugares frequentados. Após definirmos os diferentes grupos que compõem uma sociedade, podemos, enfim, caracterizar os que são temas do presente trabalho: as Tribos Urbanas. Sobre os skaters em geral, podemos definir a música como sendo de grande influência para a caracterização da tribo. A música tem um papel fundamental em grande parte dos grupos jovens e é usada como um meio para alcançar a liberdade de expressão. Em relação aos skaters, em particular, percebemos que esta liberdade de expressão é obtida também através do desporto.
1.1. Origem
O aparecimento desta tribo urbana coincide com a origem da modalidade skateboarding que surgiu no início da década de 1960 quando os surfistas da Califórnia quiseram fazer das pranchas um divertimento para a rua, numa época de marés baixas e seca na região. Inicialmente, a nova "maneira de surfar" foi chamada de sidewalk surf. Em 1965, surgiram os primeiros campeonatos, mas o skate só ficou mais reconhecido uma década depois. Nos anos 70 começaram a ser comercializados os primeiros skates fabricados industrialmente e iniciaram-se as primeiras competições. O desporto, então, teve o seu auge bem como o número de praticantes atingiu o seu máximo.
1.2. Estilo
Não é muito fácil reconhecer os skaters, mas geralmente usam roupas bastante largas, de cores neutras. No entanto, o símbolo mais visível nos skaters é o skate, este objecto na maior parte das vezes é personalizado por cada um dos seus proprietários, sendo pintados de cores variadas, autocolantes e com os motivos mais apreciados por cada um.
1.2.1. Moda
Pode-se