Motivação
Motivo ou motivação refere-se a um estado interno que pode resultar de uma necessidade. É descrito como ativador, ou despertador, de comportamento geralmente dirigido para a satisfação da necessidade instigadora. Motivos estabelecidos principalmente pela experiência são conhecidos simplesmente como motivos. Aqueles que surgem para satisfazer necessidades básicas relacionadas com a sobrevivência e derivados da psicologia são geralmente chamados de impulsos (DAVIDOFF 2004:325).
É difícil definir exatamente o conceito de motivação, uma vez tem sido utilizada com diferente sentido. De modo geral, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico. Esse impulso à ação pode ser provocado por um estimulo externo (provido do ambiente) e pode ser também gerado internamente nos processos mentais do individuo (CHIAVIENATO 1997:82).
Motivação pode ser descrita como a força motriz interna dos indivíduos que os impele à ação. Esta força produzida por um estado d tensão, que existe em função de uma necessidade não satisfeita. Os indivíduos se esforçam tanto consciente quanto inconsciente para reduzir esta tensão através do comportamento que eles esperam que vá satisfazer suas necessidades e, portanto, aliviá-lo do estresse que sentem (SCHIFFMAM & KANUK, 2000:60).
Não importa o tipo de tratamento que se pretende desenvolver em um individuo o caminho motivacional será sempre o de suas necessidades pessoais, sejam elas físicas, espirituais, política estéticas, econômicas. (FEIJO, 1998:162).
Metodologia
O tipo de metodologia deste trabalho é pesquisa de campo com revisão literária.
Este estudo propõe-se a analisar os principais fatores motivacionais que levam as pessoas a buscarem por atividades físicas em academias.
O estudo foi desenvolvido em apenas uma etapa, onde foi feita uma pesquisa de campo realizada em uma Academia X, na cidade de caratinga em Minas