Motivação
1 Motivação
Todo ser humano é movido por alguma coisa, incentivado, estimulado. Isso chama-se motivação, que é ter motivos para ação, motivos para agir. Motivação é uma palavra derivada do latim motivus, movere, ou seja, mover. O comportamento humano é como um motor funcionando, este motor o movimenta, o leva a agir. Pode-se dizer que a motivação possui três propriedades: *Direção, ou seja, o objetivo do comportamento motivado *Intensidade, que é a força dos motivos. *Permanência, que é o tempo durante o qual a motivação se manifesta. A motivação é muito subjetiva, variando de pessoa para pessoa e dependendo das diversas situações do cotidiano.
2 Motivação para o trabalho
No estudo da administração é muito importante compreender que o desempenho das pessoas no trabalho depende de sua motivação e muitas vezes o desempenho da organização depende do desempenho das pessoas. Esse desempenho no trabalho é positivo quando este traz benefícios para a própria pessoa e também para a organização. Esse desempenho positivo é influenciado por diversas forças, que chamamos motivos, que iram produzir a motivação para o trabalho. A pessoa está motivada para o trabalho quando tem uma disposição positiva para realizar as tarefas, o trabalho.
3 Motivos Internos e Externos
A motivação para o trabalho resulta da interação de estímulos internos e externos das pessoas. Sendo os motivos internos aqueles que fazem com que a pessoa seja capaz de realizar determinadas coisas e outras não. Pode-se dizer que são as necessidades, aptidões, interesses, valores e habilidades das pessoas. São seus impulsos interiores, que fazem a pessoa agir. Já os motivos eternos são o que o ambiente externo oferece e influencia as pessoas. São caracterizados como todas as recompensas e punições oferecidas pelo ambiente, como exemplo: grupo de colegas, oportunidades de carreira e diversos outros componentes das situações de trabalho.
4 Necessidades Humanas
As necessidades