Motivação
RESUMO: - A abordagem se concentra na visão pragmática da questão, e, embora sejam desenvolvidos alguns aspectos conceituais, o foco principal é dirigido ao emprego de fatores motivacionais que demandem na acentuação da eficácia organizacional, sobretudo em empresa voltada para a educação superior.
- o tema motivação é muito vasto e por mais que se tente alongar a vista, mais fica a sensação de que se aprendeu pouco, ou quase nada. E quando se intenta buscar a sua abrangência percebe-se que essa se encontra em todo lugar, a todo o momento de nossas vidas. Daí é recorrente, inapelável até, a pergunta: Dá pra viver sem motivação?
-Por esse motivo, e nenhum outro, a preocupação no pragmatismo da abordagem e de igual modo o consenso de voltar o direcionamento do tema para a educação superior, como forma lídima de limitar a área de estudo e assim possibilitar uma melhor compreensão e praticidade da abordagem.
INTRODUÇÃO: - A Motivação é a condição do organismo que influencia a direção do comportamento. Assim a principal questão da Psicologia é “por que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz”.
DEFINIÇÃO:
A motivação pode ser definida como o conjunto de fatores que determinam a conduta de um indivíduo. A motivação tem sido alvo de muitas discussões. No campo clínico, quando se estudam algumas doenças, na educação, voltada para o processo de aprendizagem. Na vida religiosa quando se tenta compreender o que motiva alguém a ter fé numa determinada crença e, nas organizações, buscando obter maior rendimento dos profissionais, na busca incessante pela eficácia (no caso diferente de eficiência).
A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento, durante toda a vida do indivíduo, daí ser errôneo dizer que alguém motiva ou desmotiva alguém, já que a motivação está dentro de cada um. Com efeito, assim decorre, contudo não descabe considerar, que a motivação se consorcia com o ambiente e com as condições cíclicas da vida, estando