Motivação
Conforme Chiavenato ( 2000, pg. 130 ): " A satisfação das necessidades nem sempre é plenamente alcançada. Pode existir uma barreira ou obstáculo que impeça a satisfação da necessidade. Toda vez que a satisfação é bloqueada por uma barreira, ocorre uma frustração. A frustração impede que a tensão existente seja liberada e mantém o estado de desequilíbrio e tensão." Portanto, para existir um bom relacionamento, um clima organizacional e profissional saudável, principalmente aos níveis mais baixos da organização, deve existir uma boa comunicação. Para que a motivação seja importante para o funcionário trabalhar feliz, com uma produtividade eficaz, gerando benefícios para a organização e resultados cada vez mais positivos, a comunicação é fundamental.
O QUE FAZER REALMENTE?
Baseado em Jotham Friedland ( Psicólogo americano ): " Os fatores que mais motivam o homem são: desejo de vencer, estar orientado para um objetivo de longo prazo, nível de iniciativa e uso consistente de hábitos de trabalho efetivos." Porém, as pessoas são diferentes no que diz respeito à motivação, pois as necessidades variam de pessoa para pessoa, valores sociais também são diferentes, as capacidades de atingir os objetivos também, e essas necessidades, valores sociais e as capacidades oscilam também na mesma pessoa conforme o tempo, mas o processo do qual esses fatores resultam é basicamente o mesmo para todas as pessoas.
É muito difícil para o Administrador saber se está motivando ou não, ou mesmo se está se comunicando de maneira eficaz ou não. Conforme Boudreau/Milkovich ( 2000, pg.475 ): " O nível institucional da organização pode crer que está comunicando mensagens essenciais sobre estratégias, inovações e qualidade dos produtos, porém os empregados podem simplesmente não se interessarem ou não estarem ouvindo, visto que eles próprios não se sentem ouvidos pelo nível institucional." Algumas empresas, hoje, tratam seus