Motivação
Os elementos fundamentais da motivação são a intensidade do esforço, a persistência, a orientação em direção às metas organizacionais e as necessidades. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
O esforço é uma medida de intensidade, um funcionário motivado não desiste facilmente. A persistência é seguir adiante, funcionários persistentes mantêm um grau elevado de esforço superando as dificuldades. O esforço e a persistência não tendem a gerar resultados positivos se não estiverem canalizados na direção benéfica da organização. Consequentemente deveremos considerar também a qualidade do esforço. “Uma necessidade, em nossa termologia, significa algum estado interno que faz com que certos resultados pareçam atraentes. Uma necessidade insatisfeita cria tensão, que estimula impulsos dentro do indivíduo. Esses impulsos geram um comportamento de busca para alcançar determinadas metas que, se atingidas, satisfarão a necessidade e resultarão na redução da tensão.”
Muitas pessoas acreditam que existam funcionários muito motivados ou muito preguiçosos. Gerentes que analisam seus candidatos dessa maneira gastam tempo demais no processo de seleção tentando encontrar candidatos que sejam motivados o suficiente para o cargo. A verdade é que todos nós não somos altamente motivados o tempo todo, da mesma maneira que quase todo mundo é muito motivado em cada ocasião.
Para que seu funcionário se sinta motivado e você aproveite melhor seu tempo é necessário descobrir o que é importante para cada um e colocá-los no cargo que melhor se encaixam visando interesses e personalidade. Você precisa também se certificar que as recompensas estejam vinculadas ao desempenho e se concentrar em fatores de situação similares.
A motivação é apenas um meio para