Motivação
INTRODUÇÃO
Falar sobre motivação é entender o porquê as pessoas se comportam de uma determinada maneira. É um impulso de pensamento que as move para a realização do que elas consideram um objetivo positivo. Esse direcionamento ativa o comportamento e engloba desejo, vontade, sonho, esperança entre outros.
A motivação está envolvida no sentimento de realização e de reconhecimento profissional. Dentro da empresa, as pessoas são motivadas quando sentem que são reconhecidas através da valorização do que fazem. Esse reconhecimento pode ser pelas gratificações, promoções e elogios.
Um funcionário que não se sente motivado na empresa em que trabalha não terá um bom desempenho e não estará colaborando para o crescimento da empresa.
Ao contrário do funcionário que recebe elogios e gratificações e que a partir disso sente vontade de estar sempre buscando melhorias.
Os seres humanos são motivados quando têm necessidades, essas podem ser básicas, psicológicas e de autorrealização. As necessidades básicas são aquelas imprescindíveis para se manter. As psicológicas são um estado interno de satisfação causado pela falta de algum bem necessário ao bem estar, enquanto que as de autorrealização são quando a pessoa tem a necessidade de ser reconhecida.
MOTIVAÇÃO: CONCEITO
A motivação está envolvida no sentimento de realização e de reconhecimento profissional que a pessoa manifesta ao realizar tarefas que tenha um significado importante para sua carreira.
Motivação vem de motivos que estão ligados simplesmente ao que você quer da vida, e seus motivos são pessoais, intransferíveis e estão dentro da sua cabeça (e do coração também), logo seus motivos são abstratos e só têm significado pra você, por isso motivação é algo tão pessoal, porque vêm de dentro
(RECINELLA, 2005, p 01).
TEORIA DAS NECESSIDADES
Segundo a Teoria das Relações Humanas, para que se possa estudar a motivação é necessário que se conheça as necessidades humanas fundamentais.