Motivação
Conceito, Perspectivas e Noções Teóricas
Psicologia do Trabalho e das Organizações Outubro de 2010
1
Motivação do Latim movere (mover) respeita à condição mobilizadora do comportamento humano para um determinado objectivo. Remete para um processo psicológico dinâmico que influencia a direcção, a quantidade de esforço, e a persistência do comportamento na prossecução de metas ou objectivos. Interacção Indivíduo - Situação Satisfação de Necessidades Individuais (Mutáveis e em evolução).
2
No contexto organizacional emergiu a preocupação de compreender os processos motivacionais e suas implicações no desempenho das pessoas – Produtividade. Produtividade Emergência de uma multiplicidade de quadros teóricos – Teorias da Motivação - que visam acrescentar inteligibilidade a questões como: O que motiva as pessoas e em que grau? As características pessoais, as variáveis da situação de trabalho? O que influencia o seu esforço, os seus resultados?
3
2.1 -Teorias de Conteúdo – Foco: Objecto da Motivação
◦ Debruçam-se sobre a compreensão dos factores internos ao indivíduo. “Que necessidades/motivos possuem as pessoas?” “O que as leva a agir?” ◦ Pressuposto: As necessidades constituem um fonte de energia para o comportamento orientado para a sua satisfação.
2.2 -Teorias de Processo – Foco : Como e com base em que objectivos surge a Motivação, que processos cognitivos têm impacto na direcção comportamento motivado. ◦ As pessoas diferem quanto ao que as motiva e as suas motivações variam com o tempo. Por outro lado, nem sempre agem de acordo com as suas necessidades em todas as situações.
2.3 -Teorias de Resultado - Foco: Porque se mantêm os comportamentos motivacionais. ◦ Procuram compreender o comportamento motivacional e quais os factores que quando controlados contribuem para predizer o desempenho no trabalho ( a sua manifestação contínua).
2.1 Teorias de Conteúdo
◦ Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow ◦