Motivação
Análise e caracterização do mercado de artigos de desporto:
O calçado e vestuário para “running”
Carolina Coimbra Maciel (5846)
Cláudio Rodrigues dos Santos (5842)
Mariana Pinto Duarte (5806)
Inês Bastardinho de Mesquita Dinis (5847) Rúben Filipe Machado Brandão Pereira (5800)
Regime Diurno
escola superior do Porto, MAIO, 2014
Índice
Índice de Gráficos
Introdução
No âmbito das unidades curriculares de comportamento do consumidor, marketing, estatística descritiva e economia da empresa foi proposto pelos professores um trabalho interdisciplinar focado no mercado de running.
Foi solicitado uma elaboração de uma revisão bibliográfica para segmentação, posicionamento e comportamento do consumidor respetivamente. Os dados para estas revisões foram procurados na proquest e livros especializados em cada área específica. Recorremos também a dados secundários de várias fontes tais como jornais, revistas ou em sites e dados primários resultantes do inquérito realizado.
Esperamos que durante o percurso deste trabalho consigamos produzir e assimilar informação credível sobre o mercado de running.
1. Breve Caracterização e enquadramento ao sector de calçado e vestuário para “running”
A nível mundial, o mercado de roupa para running devido às escolhas de estilo de vida mais ativo e mais saudável tem vindo a crescer.
Com o aumento deste mercado, as marcas vêem-se obrigadas a inovar cada vez mais as suas roupas e calçados desportivos, aliando-se a designers de moda.
Em 2012, este mercado, mundialmente, cresceu mais de 7,5%.
O calçado em 2013 teve um crescimento de 6,1% em comparação com o crescimento de 4,8% em vestuário, verificando-se isto na última década.
Na Europa as vendas também têm aumentado neste setor. O aspeto da saúde motiva sempre novos grupos de consumidores. O que leva a este aumento, para além de um estilo de vida