Motivação
A motivação é uma força interna que estimula o comportamento das pessoas e as leva a agir de determinada maneira. A motivação varia de uma pessoa para outra e também varia na mesma pessoa, através do tempo. Uma pessoa pode estar mais motivada do que as outras, ou pode estar mais motivada em um momento e menos em outra ocasião. Além das diferenças individuais, existem as variações no mesmo indivíduo em função da situação e das circunstâncias.
Assim, motivação é a vontade de exercer um alto nível de esforço em direção à determinados objetivos organizacionais ou pessoais, condicionada pela capacidade de satisfazer alguma necessidade individual. Portanto, os três elementos básicos para nós são: esforço, objetivos organizacionais e satisfação das necessidades.
Bibliografia: http://sucesso.powerminas.com/definicao-de-motivacao/
O que é motivação A MOTIVAÇÃO E O TRABALHO, por Tânia Casado.
a. A motivação é um impulso à ação, originada no interior do indivíduo. Não há como motivar a pessoa pois a motivação é um impulso interior que a leva à ação.
b. Modelo Tradicional = Por este modelo de 1911, Frederick W. Taylor criou a Administração Científica à época da Revolução Industrial, onde o trabalhador recebe à proporção do que produz, e espera-se que ele produza cada vez mais (máxima produção com menor custo e ênfase nos resultados).
c. Modelo das Relações Humanas = Segundo Elton Mayo, este modelo de 1940 ressalta que o foco central é a pessoa, ou seja, a totalidade da pessoa. Por este modelo, o desejo natural do trabalhador era ser reconhecido pelo grupo a que pertence, deixando de lado o modelo onde o trabalhador funcionava à base de benefícios financeiros e adotando o modelo “social”, onde os benefícios de reconhecimento eram mais importantes.
d. Modelo dos Recursos Humanos = Aborda que diferentes trabalhadores possuem diferentes formas de serem motivados, pois possuem modos de satisfação distintos. O trabalhador quer contribuir com