Tcc sobre amianto
Amianto ou Asbesto é uma fibra de origem mineral, derivada de rochas metamórficas eruptivas, que por processo natural de recristalização transforma-se em material fibroso é usado como matéria. Este artigo foi desenvolvido através de uma breve revisão bibliográfica sendo utilizada a Biblioteca Virtual em Saúde.
O objetivo de este trabalho atentar as pessoas quantos aos riscos e as conseqüências que o amianto traz a saúde.
Conclui-se que uma vez não há nenhuma comprovação de uma forma segura para a utilização do amianto, a única solução seria a proibição da exploração e utilização do mesmo.
Palavras Chaves: Asbesto, câncer ocupacional e exposição ocupacional.
Introdução
Teafrasto, Estrabo, Plínio e Pluterco (70 A. C.) descreveram o uso do amianto nos pavios das lamparinas usadas pelas virgens vestais, ao qual denominaram asbesta (não destrutível pelo fogo) Dando à origem grega a palavra Asbesto. Heródoto (456 A.C.) pai da história mencionou o uso de panos mágicos. Carlos Magno na idade moderna atirava ao fogo toalhas de mesa confeccionadas com amianto e as recolhia intactas. A fama do “Mineral Mágico” logo ganhou o mundo (ABRA).
Na revolução industrial, começaram a utilizar a fibra do amianto como revestimento das máquinas a vapor. Em 1896 os Estados Unidos patentearam o mineral pela 1ª vez. Em 1896 iniciou-se a produção da 1ª indústria têxtil de amianto, deste momento em diante principalmente no século XX, quase todas as atividades industriais foram encontrando uma forma de empregar o uso do mineral nos seus produtos, dada as suas qualidades e seu baixo custo.
De “Mineral Mágico” passou a ser chamado de “Mineral Maldito” ou “Fibra Assassina”, assim que apareceram os 1° diagnósticos que causaram o adoecimento e a morte entre trabalhadores expostos a esta matéria prima altamente tóxica cujos danos a saúde podem aparecer até 40 anos após a exposição ao produto (período de latência), foram diagnosticados não apenas os trabalhadores das