Motivação
Delimitação do tema
A motivação como estratégia para alavancar as vendas
Apresentação
A motivação de pessoas não constitui tarefa fácil, uma vez que necessidades diferentes requerem formas diferentes de recompensa e que cada indivíduo já traz consigo, quando ingressa na organização, um conjunto de fatores motivacionais intrínsecos estreitamente relacionados a habilidades e talentos pessoais. Aqui deve ressaltar-se que os fatores motivacionais, além de variarem de indivíduo para indivíduo, também variam ao longo da vida e, em conseqüência, do ambiente de grupo no qual o indivíduo esteja inserido. Motivar passa a ser uma tarefa mais abrangente do que apenas recompensar financeiramente. Torna-se uma busca incessante pela satisfação e realização por meio do trabalho. O que contribui para explicar o fato de algumas pessoas sentirem-se motivadas para um determinado trabalho, e outras não, são as diferentes histórias de vida, os valores e interesses de cada indivíduo. No contexto organizacional, compreender e lidar com essas diferenças são tarefas que se impõem.
A nova economia, voltada basicamente para o setor de vendas, caracteriza-se por um mercado altamente competitivo e globalizado e por clientes altamente exigentes, uma vez que, de maneira fácil e rápida, podem trocar de lojas.
As organizações para terem sucesso na era em que estamos, além de outros requisitos, precisam contar com gerentes que saibam lidar com pessoas, aproveitando assim a máxima produtividade dos profissionais e fazendo com que tenham prazer no trabalho, em vez de trabalhem somente por necessidade, fazendo o estritamente necessário. Por isso, é importante que administradores valorizem o fator motivação. Pois segundo (DAVIS; NEWSTROM1992), o conhecimento das forças motivacionais ajuda os gestores a compreenderem as atitudes de cada empregado no trabalho. 2 Problematização
Qual o perfil motivacional do trabalhador de uma empresa de vendas?
3 Hipóteses