Motivação
Podemos citar o exemplo dos primeiros organismos unicelulares que requeriam certos recursos para se manterem vivos, e quando esses recursos eram adequados, os números de organismos aumentavam de uma geração a outra. Ou seja, hoje, a cada momento, milhares de espécies estão se extinguindo e outras milhares se emergindo. Isso se explica com a variedade. Quanto mais rico o ambiente, maior o número de variáveis significativas que podem proporcionar a cada espécie uma vantagem única. Porém, quanto mais rico e maior o ambiente, maior o número de competidores, com isso mais acirrada será a competição.A passagem do conceito de competição biológica para a competição dos negócios segue modelos de mudanças evolutivas graduais. Porém com uma diferença: os estrategistas de negócios podem usar a imaginação e capacidade de raciocínio lógico para acelerar os efeitos da competição e a velocidade das mudanças, ou seja, imaginação e lógica é que tornam possível a estratégia.
2- No mundo dos negócios como essa frase de Sun Tzu pode ser interpretada? ''A maior habilidade de um militar é conquistar as tropas inimigas sem luta''.
Essa frase pode ser interpretada de forma que, só se deve lutar quando a vitória estiver assegurada, do contrário será necessário adotar uma postura defensiva, ou seja, o conhecimento do momento de agir ou de não agir é o que tornará a vitória ganha. A arte da guerra está na criação de estratégia, onde o adversário se sinta indefesso, ou seja, fingir desorganização, fingir estar fraco, atrapalhar seu sossego, preparar as armadilhas para atrai-lo, entre outros. O mesmo deve acontecer com a competitividade do mercado, onde os mais estratégicos, fortes e resilientes vencerão.
3- O que motiva as empresas em investir em planejamento estratégico?
O que motiva as empresas