relatorio hfq
PARTE 1/6
O que há lá fora? Como chegamos até? De quê o mundo é feito? O documentário começa abordando algumas questões que intrigaram os povos da antiguidade e continuam a povoar o imaginário da civilização moderna, desde os debates de filósofos da Grécia antiga, até a Reforma Protestante. E através deste, é possível entender o desenvolvimento da ciência, desde o conceito do Geocentrismo Divino , passando pelas ideias de homens brilhantes, até os modernos telescópios da era moderna.
O começo desta busca por resposta é mais antigo que as referencias históricas conhecidas, civilizações da antiguidade observavam o céu noturno com fascínio e seus conhecimentos acerca de estrelas e planetas, impressionantes. Apesar disso, muitas civilizações desaparecem, e com elas seus dados, e outras simplesmente se perderam com o tempo.
Neste documentário, o tema é abordado com seu começo na cidade de Praga, atual capital da República Tcheca, no final do século XVI e começo do século XVII, durante o reinado do Sacro-Imperador Romano Rodolfo II. Naquela época, Praga era um importante centro cultural e politico da Europa, e sendo um monarca poderoso, Rodolfo II estava ávido por novidades, queria se beneficiar com os resultados desta questão, seja com as novas descobertas, e como a observação da posição dos astros, pois havia da crença do horóscopo astrológico, que regia a sorte das pessoas na época.
Sua riqueza seria suficiente para financiar o laboratório de estudos mais avançado da época, e a pessoa com as habilidades certas para usa-lo: Brahe Tycho.
Tycho coletou dados sobre as estrelas e posições dos planetas diariamente, em um trabalho teórico árduo por mais de vinte anos. Em sua época, o modelo de universo mais conhecido e aceito, tanto pela população e Igreja, era o Geocentrismo, que consistia no Terra no centro do universo, com os planetas girando em círculos perfeitos e divinos .