Motivação
A motivação, conceito da psicologia largamente discutido há décadas, refere-se ao estado interior que induz determinados comportamentos em alguém, orientados por desejos, necessidades ou vontades. Relaciona-se com o esforço em alguma direção para atingir um objetivo pessoal. Motivação no trabalho é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer algumas necessidades pessoais.
O gestor deve ser um líder para lidar com as pessoas que trabalham com ele, motivando-as. A liderança é uma forma de influência e é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra, de maneira intencional. Uma pessoa motivada significa alguém que demonstra alto grau de disposição para realizar uma tarefa ou atividade de qualquer natureza. O estudo da motivação para o trabalho desperta grande interesse entre administradores e pesquisadores, dado a importância de se entender, e se possível, monitorar o estado de disposição para realizar tarefas.
2. INTRODUÇÃO
O trabalho em si visa enfatizar a importância na qualidade de vida no trabalho como um fator relevante de satisfação e conseqüentemente, de motivação. Apresenta uma idéia clara e concisa de Motivação, mostrando como é colocado em prática nas organizações.
3. A ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO
Inspirar as pessoas no trabalho em grupo ou individualmente garante a conquista dos melhores resultados. Para tanto, é preciso identificar previamente os fatores pessoais de motivação. Motivar é como uma arte, a arte de influenciar. Dessa forma as oportunidades de alcançar os resultados esperados pela empresa podem aumentar. A motivação nos estimula a agir, ela não precisa ser “injetada” nas pessoas, porque cada um de nós possui motivações próprias que podem ser geradas de diversos fatores e que deve ser estimulada na equipe para aliar as