Motivação
Devido às constantes mudanças no cenário organizacional, todos os aspectos que compõem o ambiente e todos os processos da Empresa se tornaram relevantes para a análise geral da formação e desenvolvimento da mesma. Por isso tornou-se muito importante a avaliação do ambiente que os colaboradores estão inseridos e como ele pode influenciar positiva ou negativamente nas tarefas dos funcionários.
O homem precisa se atualizar em todos os aspectos, sempre em sintonia com as evoluções das gerações para estar sempre em equilíbrio com o contexto do qual faz parte, pois as mudanças não param e atingem a todos, obrigando-os a se renovarem e inovarem todo o tempo. "As organizações empresariais são forçadas a não aceitar mais a suposição de que o trabalho seja por natureza desagradável. (Bergamini, 2006,pg.23.)".
Através da análise do clima organizacional pode-se entender o ambiente que o colaborador faz parte, se este ambiente é propício ao desenvolvimento das tarefas diárias, o que precisa ser mudado ou transformado para melhor desenvolvimento e crescimento da organização. Segundo Luz, “Clima Organizacional é a atmosfera psicológica que envolve, num dado momento, a relação entre a empresa e seus funcionários." (Luz,2003,pg.13).
Quando se fala em clima organizacional refere-se a vários aspectos como a cultura organizacional, a produtividade da empresa, o planejamento estratégico e outros, pois todos eles estão interligados e afetam diretamente a estrutura da organização.
"O clima organizacional ou cultura do sistema, reflete tanto as normas e valores do sistema formal como sua reinterpretação no sistema informal. O clima organizacional também reflete a história das porfias internas e externas, do tipo de pessoas que a organização atrai, de seus processos de trabalho e de sua distribuição física, das modalidades de comunicação e do exercício da autoridade dentro do sistema." (Luz, et al, 2003,pg.12)
Segundo Luz (2003, pg.25), o responsável pela