motivação
"Agradeço em primeiro lugar a Deus pela oportunidade de realizar este trabalho.
Agradeço ainda, muito em especial a meu pai, por acreditar que serei capaz de realizar todos os meus sonhos "possíveis" e a minha mãe, que em sua preocupação comigo, me dá o apoio afetivo necessário para me fazer crescer.
Agradeço ainda a minha irmã, que mesmo estando distante, sempre me dá forças para continuar o curso e não desistir nunca diante das dificuldades que aparecem.
Agradeço aos meus amigos de sala por sempre me estenderem a mão nos momentos que necessitei durante esse ano letivo.
Agradeço a professora Regina Mitiko pelas suas aulas bem dadas, matérias bem explicadas, pela sua calma e dedicação com os alunos e por ensinar a matéria de Metodologia que é um requisito para a montagem da monografia.
E finalmente, mas não menos importante, agradeço ao professor Marco Antonio por Ter sido meu orientador na realização desta monografia."
1 - INTRODUÇÃO
É muito comum que se caia na tentação de afirmar que uma das principais responsabilidades dos gerentes seja a de motivar seu pessoal. Por anos a fio, vem-se tentando conseguir sucesso nesse tipo de empreitada e, embora praticamente nada se tenha conseguido, os conselhos continuam a brotar de todos os lados e receitas das mais variadas têm sido oferecidas para que se obtenha aquilo que um grande número de publicações em psicologia considera um verdadeiro milagre. A primeira preocupação que surge é saber se todos aqueles que descrevem a atividade gerencial como geradora de motivação estão falando a respeito do mesmo assunto.
É difícil acreditar que, apesar de muito utilizada e discutida nas organizações, a motivação seja objeto de considerações tão diferentes entre si. Isso indica, não há dúvida, que o interesse pelo assunto é grande. Não há como negar: esse é