Motivação
Motivação pode ser definida como o fato que gera um movimento.
Isto é tudo que você precisa saber sobre o que é motivação…. mas podemos completar o conceito com alguns exemplos: * Se a pessoa está com fome (o fato), ela se move para conseguir comida. * Se a pessoa quer mais dinheiro para sua família (o fato), ela se move para trabalhar mais ou crescer na carreira. * Se a pessoa quer prejudicar um colega (o fato), ela se move para criar fofocas e sabotar seu trabalho.
Há que entender que motivação não é algo que uma pessoa tem ou não. Todos temos desejos e necessidades (os fatos), portanto existe a motivação… o que não está presente muitas vezes são as condições para que a pessoa se movimente em direção a estes fatos.
Ação = Motivação – Obstáculos
Quando uma pessoa deseja algo, sempre há obstáculos para atingir suas metas. A fórmula acima diz que motivar (causar a ação) só acontece quando a motivação é maior que os obstáculos. A partir disso, chegamos a duas possíveis formas de motivar: * Aumentando a motivação (ou seja, o fato desejado pela pessoa) * Reduzindo os obstáculos
Um exemplo prático
Vamos novamente a um exemplo: você deseja que sua equipe trabalhe durante o final de semana para completar um projeto importante, e precisa motivá-la para que a produtividade e qualidade não desabem.
Para que você consiga esta ação (trabalho produtivo e de qualidade durante o final de semana), há que aumentar a motivação ou reduzir os obstáculos. Você poderia gerar uma lista com possíveis motivações e obstáculos, com alternativas para mudá-los. Por exemplo:
Motivações:
* Retorno financeiro: um bônus se o projeto concluir no prazo com a qualidade desejada. * Reconhecimento: uma carta sua para o diretor da empresa ressaltando o esforço e dedicação da equipe * Benefícios: a promessa de enviar a equipe a um treinamento após a conclusão do projeto. * Manutenção do emprego: ameaçar demitir quem não