Motivação
Trabalho, mais do que sobrevivência, é uma das mais expressivas manifestações do ser humano. É algo semelhante à arte, onde o homem transforma e é transformado. Desde os primeiros anos de vida, aprende que fazer algo com um objetivo definido conquista espaço, respeito, consideração e auto-estima. Descobre a satisfação de desenvolver uma habilidade e externá-la num produto ao qual se percebe conectado.
As pessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam suas satisfações, por meio dos grupos sociais que interagem. Dificuldades em participar e em se relacionar com o grupo, insatisfações no meio de trabalho provocam elevação da rotatividade de pessoal (turnover), abaixamento do moral, fadiga psicológica, redução dos níveis de desempenho e satisfação etc.
A motivação é a tensão persistente que leva o individuo a alguma forma de comportamento visando à satisfação de uma ou mais necessidades. Daí o conceito de ciclo emocional.
Podemos considerar que um individuo deve estar motivado somente pelo fato de estar empregado, e ter como sobreviver dignamente. Porém, se as empresas não buscarem associar seu anseios aos de seus colaboradores, correm o risco de desestabilizar determinados grupos cujos fatores emocionais, sentimentais e sociais, provocados de forma consciente ou inconsciente podem levar ao desânimo, comprometendo a estabilidade, produtividade e o interesse do funcionário pelo trabalho.
Por sua vez, o colaborador deve buscar investir em seu auto conhecimento, apostar em sua capacidade de trabalho e na importância de sua tarefa para o desenvolvimento da empresa e, principalmente compartilhar o conhecimento e experiência adquiridos, com todos os níveis organizacionais. Posicionar-se, desenvolver pessoas, proporcionar um ambiente saudável, é tarefa de todos.
Percebe-se então, que devemos procurar um caminho para que a empresa e colaborador cresçam como um único corpo, com responsabilidade compartilhada, ressaltando o fato de que, uma vez