Motivação
é o conjunto de fatores, os quais agem entre si, e determinam a conduta de um indivíduo. É acreditando neste conjunto de fatores que existe dentro de cada um de nós e que faz com que determinemos nosso jeito de ser e estar na vida que conseguimos alcançar aquilo que desejamos. A palavra motivação deriva (do latim motivus, movere), que significa deslocar-se mover-se. Motivação é a força, o impulso que nos move e direciona ao comportamento de busca à satisfação de uma determinada necessidade, por isso não podemos considerá-la como simples injeção de ânimo, que deve ser aplicada de vez enquando nas pessoas, pois são as influências externas geradas consciente ou incoscientemente pelo próprio homem.
Motivação é um estado interno resultante de uma necessidade que desperta certo comportamento, com o objetivo de suprir essa necessidade. Os usos que uma pessoa desenvolve suas capacidades humanas dependem da sua motivação – seus desejos, carências, ambições, apetites, amores, ódios e medos. As diferentes motivações e cognições de uma pessoa explicam a diferença do desempenho de cada uma. Motivação é um processo de induzir uma pessoa ou um grupo, cada qual com necessidades distintas, a atingir os objetivos da organização, enquanto tenta também atingir os objetivos pessoais.
Tipos de motivação
Motivação extrínseca
O sistema behaviorista cria nas motivações extrínsecas (ambiente favorável) condicionamento manipulador através dos subornos, ofertando quantas forem as recompensas em forma de salários e outras compensações, com intenções de atingir melhores resultados. O jargão “Você é pago pra fazer, não é pago para pensar!” é o sistema regulador do índice de vantagens. Outros termos - “Tem de trabalhar em Equipe”-, que também faz parte das motivações extrínsecas. Os investimentos profissionais através das capacitações técnicas, fazem parte da contabilidade, sendo definida como investimento às recompensas.
Todas