Motivação
Nesta seção abordaremos, em forma de perguntas, algumas das questões básicas que os gerentes devem considerar se pretendem criar sistemas de motivação e recompensa que maximizem o desempenho do funcionário. Começaremos considerando as diferentes necessidades que dirigem o comportamento humano.
Quais necessidades Básicas as pessoas procuram satisfazer?
Quatro referenciais teóricos específicos têm procurado identificar as necessidades básicas que os indivíduos buscam satisfazer. O tema comum a esses referenciais é que a motivação é provocada por deficiências em uma ou mais necessidades ou grupos de necessidades.
A Hierarquia das Necessidades de Maslow
Provavelmente a abordagem mais conhecida da motivação é a hierarquia das necessidades, Abraham Maslow. A hipótese que Maslow formulou é de que dentro de todo ser humano existe uma hierarquia dos cinco conjuntos seguintes de necessidades:
• Necessidades fisiológicas: Inclui fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades de sobrevivência.
• Necessidades de segurança: Inclui segurança, estabilidade e proteção contra danos físicos e emocionais.
• Necessidades de associação: Inclui a necessidade de interação social, afeição, companheirismo e amizade.
• Necessidades de estima: Inclui fatores internos de estima, tais como auto-respeito, amor próprio, autonomia e realização; e fatores externos de estima, como status, reconhecimento e consideração.
• Necessidades de auto-realização: Inclui crescimento, auto satisfação e realização do potencial pessoal.
A Hierarquia das Necessidades de Maslow: Pirâmide de Maslow
O comportamento humano é explicado por Maslow através de cinco níveis de necessidades. Estas necessidades são dispostas em ordem hierárquica, desde as mais primárias e imaturas (tendo em vista o tipo de comportamento que estimulam) até as mais civilizadas e maduras.
Na base da pirâmide, encontra-se o grupo de necessidades que Maslow considera ser o mais