Motivação e emoção
MOTIVAÇÃO A diversidade no comportamento, formas diferentes de agir, não nos surpreende. Fomos criados acreditando que há diferenças entre as pessoas. Contudo, a diversidade no comportamento humano normalmente nos leva a deixar de observar que as pessoas são de fato muito parecidas. Existem semelhanças fundamentais, constantes que tendem a ocorrer com muitos tipos de pessoas, que servem para explicar e esclarecer o comportamento.
MOTIVAÇÃO Os estudiosos do comportamento concordam que a maioria das pessoas tende a experimentar os mesmos tipos de necessidades e motivos; elas simplesmente expressam esses motivos de formas diferentes. Por essa razão, o entendimento dos motivos humanos é muito importante; ele permite que elas entendam e possam prever o comportamento humano. Explorar a influência que essas necessidades têm sobre o comportamento do ser humano.
MOTIVAÇÃO
A motivação pode ser POSITIVA ou NEGATIVA em termos de direção. Podemos sentir uma força que nos impulsiona para um objeto ou condição, ou uma força que nos afasta de algum objeto ou condição. As forças positivas estão associadas as necessidades, desejos ou vontades; As forças negativas estão associadas aos medos ou aversões.
MOTIVAÇÃO Por exemplo, uma pessoa pode ser impulsionada a um restaurante para satisfazer uma necessidade de fome e ser afastada do transporte por motocicleta para satisfazer uma necessidade de segurança. Ou a dona de casa comprar um inseticida contra baratas, por medo do inseto na residência. Buscar o resultado do jogo pelo desejo de saber se o time é campeão ou saber se perdeu o campeonato.
MOTIVOS RACIONAIS VERSUS MOTIVOS EMOCIONAIS
Além da direção (positiva ou negativa) a motivação apresenta seus motivos Racionais e/ou Emocionais. O termo racionalidade implica que as pessoas elegem metas com base em critérios totalmente objetivos, como tamanho, peso, preço qualidades, nível de conteúdo. Os motivos emocionais implicam a seleção de objetivos